João Pedro Gomes é o novo presidente do conselho de administração da unidade local de saúde universitária da Cova da Beira. A nova equipa que vai gerir a ULS iniciou ontem as suas funções.
João Pedro Marques Gomes é doutorado em economia pela universidade de Évora, especializado em eficiência na saúde, e até agora exerceu funções como docente na universidade Nova da Lisboa, onde se licenciou e concluiu o seu mestrado. Ao longo da sua carreira foi presidente da comissão política distrital da JSD e eleito na assembleia municipal da Covilhã entre 2002 e 2005.
O restante conselho de administração é composto por Sandra Duarte, que transita da anterior equipa, licenciada em direito e que anteriormente também já exerceu funções na unidade local de saúde de Castelo Branco e por Filipa Quinteiros, licenciada em medicina pelo instituto de ciências biomédicas Abel Salazar, no Porto. Foi coordenadora da unidade de saúde pública no agrupamento de centros de saúde da Cova da Beira e deve continuar a exercer essas funções.
Para a direcção clínica, Rosa Ballesteros, regressa a um cargo que já exerceu entre 2012 e 2015 no então centro hospitalar da Cova da Beira onde, durante nove anos, também exerceu funções como directora do serviço de consulta externa. É licenciada em medicina pela universidade de Salamanca e é também docente na faculdade de ciências da saúde da UBI. Já Nuno Pereira é o novo enfermeiro director da ULS. Especialista na área médico-cirúrgica, preside actualmente ao conselho regional de jurisdição do centro da ordem dos enfermeiros. É mestre em gestão de unidades de saúde pela universidade da Beira Interior.
A ULS da Cova da Beira, em nota enviada aos órgãos comunicação social, já confirmou a entrada em funções do novo conselho de administração e adianta que numa mensagem de proximidade divulgada internamente a todos os colaboradores da instituição, o novo Presidente do Conselho de Administração “destaca a missão de que a sua equipa está investida, nomeadamente consolidar e desenvolver o papel da instituição ao serviço da saúde e bem-estar da comunidade”.
Os novos responsáveis reforçam a importância que será dada a” uma gestão participada e assente no propósito de fazer acontecer, reiterando que “estamos aqui para servir e para transformar”, contando com todos para alcançar os melhores resultados”.