A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) anunciou esta quarta-feira, a abertura de mais duas Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC). Uma no Centro de Saúde de Penamacor e outra no de Proença-a-Nova.
Formalmente constituídas a 11 de janeiro de 2024, as UCC foram criadas no âmbito da reforma dos Cuidados de Saúde Primários e surgem no domínio da prestação de cuidados de saúde de proximidade, prevenção de doenças e suas complicações e promotores de autonomia e qualidade de vida, “contribuindo para a melhoria do estado de saúde da população, e a obtenção de ganhos em saúde”, avança a ULS.
Ambas têm como missão prestar cuidados de saúde e apoio psicológico e social domiciliário e comunitário, sobretudo a pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco, dependência física e funcional, ou doença que requeira acompanhamento próximo.
As Unidades de Cuidados na Comunidade atuam ainda na educação para a saúde, na integração de redes sociais de apoio e na implementação de unidades móveis de intervenção.
As suas linhas de ação pressupõem uma articulação direta e transversal com as Unidades Funcionais, Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, Unidades de Saúde Familiar e Unidades de Saúde Pública da área geográfica dos concelhos onde estão inseridas.
As UCC desenvolvem também atividades em parceria com autarquias, escolas, instituições de solidariedade social, bombeiros e outras entidades locais, ao nível de várias áreas.
A Unidade de Cuidados na Comunidade “Terras do Lince-Raia Quente” no centro de saúde de Penamacor e a UCC localizada no centro de saúde de Proença a Nova juntam-se às três UCC já existentes, em Castelo Branco e Sertã.
O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde albicastrense revela ainda que se “encontra em fase de elaboração de proposta”, a criação de mais duas UCC em Oleiros e em Vila Velha de Ródão.