Em nota enviada aos órgãos de comunicação social, os deputados começam por destacar o trabalho efetuado pelos Governantes que participaram nas listas do PS em Castelo Branco, nomeadamente a Ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa, o Secretário de Estado das Florestas e Conservação da Natureza João Paulo Catarino e o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, “sendo devido a este último uma palavra de duplo reconhecimento, pelos serviços prestados enquanto Deputado eleito na Assembleia da República desde o início da Legislatura até ao passado mês de dezembro”, frisam.
Ao longo do primeiro ano de mandato na Assembleia da República, os deputados socialistas referem o seu empenhamento “na defesa de mecanismos de desenvolvimento da região, do seu progresso e sustentabilidade e assumiram-se como voz de um povo e de um território”.
Destacam o seu contributo para a Agenda do Trabalho Digno, reforma do Estado na área laboral, para aprovação do diploma que consagra o Politécnico de Castelo Branco como Polythecnic University, graduando a sua possibilidade de internacionalização, e garantindo a sua outorga de Doutoramentos ou as várias e diferentes interpelações ao Governo sobre as telecomunicações no Interior do país, a proteção de albufeiras ou o reforço da mobilidade através das vias rodoviárias estruturantes e de desencravamento.
No terreno, os deputados do PS eleitos pelo círculo de Castelo Branco apontam “a ação que foi próxima e vigorosa”. Todos os concelhos do Distrito foram alvo de visitas em contexto de reuniões e encontros, foram realizados roteiros para a saúde, com visita aos Centros Hospitalares, para a Proteção Civil, com a ida aos CDOS e aos Comandos da GNR E PSP, de acompanhamento do PRR, com a visita a várias empresas e instituições, tendo sido há poucas semanas iniciado novo roteiro, desta feito de encontro com todos os presidentes das onze autarquias do distrito, onde são empreendidos esforços para conhecer aprofundadamente os desafios de todos esses concelhos.
Paula Reis. Tiago Monteiro e José Pedro Ferreira, afirmam ter sido ainda “indutores e participantes de várias iniciativas de valorização de entidades e figuras da região”, dando como exemplo o voto de congratulação à Orquestra Sem Fronteiras sediada em Idanha-a-Nova, o voto de pesar pelo falecimento do poeta António Salvado, natural de Castelo Branco ou, entre outros, o voto de saudação pelo centenário do nascimento do poeta Eugénio de Andrade, natural do concelho do Fundão.
“Ao longo deste tempo, as iniciativas, as visitas e o acompanhamento de diplomas importantes para o distrito foram várias, mas é no muito que há por percorrer, fazer e legislar que está o foco dos deputados do PS eleitos pelo distrito de Castelo Branco”, concluem.