O público lotou o auditório do Unidos do Tortosendo (Covilhã) nas duas sessões, a de estreia (no sábado, 1 de fevereiro) e na da tarde de domingo, e no final aplaudiu efusiva e demoradamente. Em palco, 30 crianças e jovens que proporcionaram “uma viagem de sonhos” através de um “Livro Mágico” e mostraram o muito talento que já têm. Foi assim o espetáculo “O Teu Primeiro Sonho no Teatro Musical” apresentado pelo CCD Oriental de São Martinho, colectividade covilhanense que está a assinalar 70 anos de existência.
Após quatro meses e meio de muito trabalho “o sonho tornou-se realidade” disse à RCB o presidente da direção do CCD Oriental de São Martinho que, no final, não escondia a satisfação e emoção, sentimentos que envolviam “os pequenos grandes artistas”, todos os elementos da organização e até o público. Ao fim de 15 anos de vários projetos musicais apresentado,s os responsáveis da coletividade entenderam que esta era a hora de renovar os talentos.
O espetáculo, que envolve mais de 70 pessoas na sua produção, tem como figuras centrais as crianças e jovens, bem apoiados por vozes adultas do Oriental de São Martinho, e desenvolve-se através de dramatização, musicas, danças, canções e diálogos falado. Figuras e personagens emblemáticas de grandes filmes dirigidos para os mais novos foram desfilando ao longo de mais de uma hora e 10 minutos onde com talento, dedicação e entrega de todos, e um grande trabalho de som e iluminação, rendeu o público presente.
Uma momento especial, com a participação de futuras estrelas do canto, da dança ou da representação, “que vai ficar marcado na vida destes meninos e meninas”.
“Não conseguem ver melhor em Lisboa e no Porto” disse Francisco Mota que anunciou a continuidade do projeto “Musical Fpor Kids”. “Foram quatro meses e meio de muito trabalho, mas valeu muito a pena” porque “o futuro é já amanhã… e os seus sonhos (crianças e jovens), são também, na verdade, os sonhos de todos nós”, salienta a organização.
“Fabuloso, mágico, fantástico” foram alguns dos adjetivos com que os espetadores resumiram o evento.
Oiça as declarações à RCB de Tina Barata (direção artística e coordenação de ensaios), Manuel Maria (de 7 anos, um dos mais jovens participantes), Amália Oliveira, Carolina Silva, Leonor Martins, Benedita Feliciano, Cláudia, Matilde Proença e Francisco Mota (direção artística e presidente do CCD Oriental de São Martinho que anuncia para 2026 uma escola para artistas).