A Sé de Idanha-a-Velha recebe, na próxima sexta-feira e sábado, 23 e 24 de junho, a estreia oficial da série documental “Valete vos Viatores: de Portugal a Roma”. Uma produção enquadrada num projeto europeu do qual o município de Idanha-a-Nova faz parte.
“Valete vos Viatores: viajar através das inscrições latinas em todo o Império Romano” é o nome do projeto que dá mote à série audiovisual. Apoiada pelo Programa Europa Criativa, a proposta recorre a uma abordagem inovadora para cruzar história, audiovisuais e novas tecnologias, aproximando os mais jovens e a comunidade em geral do conhecimento do mundo romano. O objetivo é fazê-lo através de um Museu Virtual, de um videojogo e agora de uma série audiovisual, produzida e realizada por Clau Creative S.L.
A apresentação pública de “Valete vos Viatores: de Portugal a Roma” tem lugar na Sé de Idanha-a-Velha na sexta-feira às 20h30 e no sábado às 21 horas. Ambas as sessões com entrada gratuita.
Em paralelo, decorre também, no mesmo local, a Oficina Prática de Epigafria, subordinada ao tema “Estudo das inscrições romanas: da autópsia epigráfica ao registo digital 3D”.
O projeto atende assim não só à importância das inscrições, com novas abordagens sobre reportórios já mais ou menos conhecidos, mas também às novas ferramentas que vêm colocando ao serviço do seu estudo, inteleção e, sobretudo, difusão social dos seus valores.
Para além do Município de Idanha-a-Nova, fazem parte deste programa a Universidade de Navarra (Espanha), a Universidade de Coimbra, Universidade Sapienza Roma (Itália), a Universidade de Bordeaux Montaigne (França), e o Museu Nacional Romano de Itália.