A equipa de Ju-Jitsu da Associação Juvenil de Valverde (AJUVAL) tem um novo espaço de treinos. Inaugurado no passado sábado (15 de junho), o dojo instalado nos antigos balneários do campo de futebol da aldeia vem proporcionar melhores condições aos atletas e mais espaço para fazer crescer a equipa. Na sequência da intervenção, vai também nascer um espaço verde no campo de futebol que estava abandonado há mais de uma década.
Atualmente com cerca de 50 atletas, a Ajuval/A Team Ju-jitsu & Team Pimentel Filial Valverde, integrada desde 2023 na AJUVAL, carecia de uma nova área para treinar, e “como o campo de futebol estava parado há mais de 15 anos” surgiu, em articulação com a União de Freguesias do Fundão, a ideia de instalar o “dojo” nos antigos balneários, avançou à RCB a atual presidente da associação juvenil.
Catarina Marques explica que os balneários foram “destruídos” para os transformar “numa sala ampla, mas mantendo o resto dos outros balneários para os alunos também se poderem trocar, terem acesso à casa de banho e aos chuveiros”.
Condições que não existiam nas instalações da antiga junta de freguesia – onde a equipa treinava – e que agora vão “motivar” atletas e professores a trabalharem, além de possibilitar o aumento da equipa que, de acordo com o “sensei” Sérgio Fortunato, “tem crescido bastante”, admitindo a necessidade de “fazer turmas novas para dinamizar tudo e melhorar a aprendizagem” dos alunos.
Na sequência desta campanha, está ainda prevista a criação de um “espaço verde”, acrescenta o vice-presidente da AJUVAL.
“Contamos com a ajuda da central de biomassa do Fundão, que nos vai ceder material para conseguirmos fazer uma camada de terra sólida e fértil, para conseguirmos fazer um relvado e colocar umas árvores de crescimento rápido”, avança Rodrigo Silva, dando conta de que o objetivo é tornar aquele espaço “mais agradável” e abri-lo mais vezes à população.
Estima-se que a intervenção esteja concluída no prazo de quatro meses, sendo intenção realizar algumas ações de reflorestação com os mais pequenos.
A obra do novo espaço de treinos da equipa de ju-jitsu custou à associação juvenil pouco mais de um milhar de euros, sendo que a mão de obra foi de associados e voluntários.
Falta agora a assinatura de um protocolo tripartido entre a AJUVAL, responsável pela dinamização do local; a União de freguesias, pela cedência do espaço; e o município, responsável por prestar um apoio para cobrir as despesas de eletricidade.