O distrito de Castelo Branco está esta quinta-feira, 2 de novembro, sob aviso amarelo devido ao vento e à queda de neve, sobretudo nas terras altas. Nos concelhos do Fundão, o mau tempo já provocou a queda de uma estrutura de andaimes.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê para esta quinta-feira, no distrito de Castelo Branco, rajadas de vento até 80 km/h e 110 km/h nas terras altas, podendo ser localmente superiores nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
De acordo com a Meteoestrela, o recorde de rajada de vento da estação da Serra da Estrela, “desde que existe”, foi batido às 4h39 desta quinta-feira, com uma rajada máxima de 146.5 km/hora.
O aviso amarelo prolonga-se até às 6h de sexta-feira, 3 de novembro, devido à queda de neve prevista acima de 1200/1400 metros, que poderá ser de 5 a 10 cm acima de 1700 metros.
O IPMA alerta ainda para a perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo, nomeadamente “danos em estruturas ou árvores”, ou “abastecimentos locais prejudicados”.
Entre as 00h e as 7 horas de hoje, a Proteção Civil já registou 200 ocorrências relacionadas com o mau tempo nas regiões Norte e Centro, a maioria quedas de árvores.
Na cidade do Fundão, o vento forte desta madrugada fez cair uma estrutura de andaimes que suporta as obras do Cine-Teatro Gardunha, na Avenida da Liberdade. Não há vítimas a registar.
Entretanto já estiveram no local a proteção civil e a empresa construtora, que já começou a trabalhar no reforço da estrutura. Ainda assim, a rua que se situa em frente ao edifício está cortada à circulação.