Best Youth, Glockenwise e JP Simões são alguns dos nomes em destaque no “Verão no Centro Histórico” da Covilhã que regressa para a sua sétima edição de 2 a 30 de agosto. Todas as sextas-feiras do mês há um concerto e uma visita guiada encenada, num evento que pretende unir a história, a música e o teatro, este ano com novas exibições.
Como é habitual, as noites do “Verão no Centro Histórico” começam sempre às 21h30, com a didática visita guiada e encenada pela atriz Joana Poejo, seguida de concertos ao ar livre e gratuitos, em locais “improváveis e emblemáticos” do centro da cidade.
Mas este ano, a vertente do teatro fica mais completa com a participação do Teatro das Beiras, no âmbito do seu 50º aniversário. A companhia teatral apresenta no dia 9 de agosto, às 21h30, a peça “O Juiz da Beira”, de Gil Vicente, com encenação de Nuno Carinhas.
Os destaques musicais vão para o duo portuenese Best Youth, formado por Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas, que se estreia em concerto na primeira noite do “Verão no Centro Histórico”, na Rua Direita. Os Glockenwise, banda de rock formada em Barcelos, atua nas traseiras do Teatro das Beiras na noite de 9 de agosto.
Também em estreia na Covilhã vai estar João Coração, um dos “capitães” da música alternativa portuguesa, no dia 16 de agosto, no Largo de São Silvestre. Na sexta-feira seguinte, o palco na Rua do Norte é de JP Simões, uma das figuras mais marcantes da música portuguesa que se estreia a solo com um reportório referente a diferentes fases da sua carreira.
A última noite do “Verão no Centro Histórico” fica a cargo da banda com raízes covilhanenses, Blue Velvet. Um grupo de rock, motown e soul que faz uma viagem pela música dos últimos 60 anos. Duarte Fonseca (bateria), Edgar Ferreira (baixo), João Clemente (guitarra) e Pedro Santos (voz) atuam na Rua 1º de Dezembro.