Em 2023 foram destruídos no concelho de Castelo Branco 176 ninhos de vespa asiática. Mais 146 do que no ano anterior, anuncia a Câmara Municipal no seu site oficial.
De acordo com a informação disponibilizada pelo município, “o crescimento exponencial de ninhos é francamente representativo”, sendo esta espécie invasora “uma enorme preocupação para a biodiversidade, mas também um risco para a saúde pública”.
Em 2022, a Câmara Municipal já tinha destruído cerca de 30 ninhos de vespa asiática e um ano depois, o número subiu para os 176 ninhos, prevendo-se que em 2024 “este crescimento seja ainda mais acentuado”.
Na mesma nota o município ressalva que “o problema não se centra apenas em zonas rurais ou mais remotas, tendo sido detetado um grande número de ninhos no interior da cidade”, por isso apela à colocação de armadilhas desde os jardins até às varandas das casas.
Para ajudar a combater a proliferação desta espécie invasora, a autarquia tem em vigor uma lançou uma campanha de sensibilização onde disponibiliza toda a informação relativa ao ciclo de vida da vespa velutina e como as armadilhas podem ser realizadas.