Uma viagem às origens do cinema valeu a Luísa Villas-Boas, estudante do mestrado em Cinema da Universidade da Beira Interior, o Prémio INATEL na 12.ª edição do Festival Olhares do Mediterrâneo.
A curta-metragem de animação “Viajante 1”, desenvolvida no contexto da unidade curricular Cinema e Outras Artes, transporta o espectador para a magia dos primeiros tempos da sétima arte, evocando a ingenuidade, o encanto e a descoberta que marcaram o nascimento do cinema.
O júri do festival, que distinguiu o filme como a melhor curta de uma Escola portuguesa, destacou a criatividade, o humor e a sensibilidade da obra, bem como a sua elevada qualidade técnica e artística. Na justificação, refere que o filme “cria empatia nos detalhes mais simples” e conduz o público ao contacto com “a pureza e a alegria dos primórdios do cinema”.
O Prémio INATEL, atribuído na categoria “COMEÇAR A OLHAR – School Film Competition / First Look”, reconhece assim o trabalho de Luísa Villas-Boas e sublinha o papel da formação académica na valorização do património e da memória cinematográfica.
De: Fernando Teixeira (RCB)













