A partir de 2024, o Município de Vila Velha de Ródão vai comparticipar em 100% o valor dos passes dos alunos do concelho que frequentam o ensino secundário em Castelo Branco. A medida foi aprovada por unanimidade em reunião do executivo, com o intuito de apoiar financeiramente as famílias e prevenir o abandono escolar.
O apoio, que representa um encargo anual de cerca de 39 mil euros para a autarquia, vai abranger mais de 30 alunos do concelho e que até aqui beneficiavam de uma comparticipação do município de 50% do valor do passe da carreira pública da Transdev Interior, SA.
Em comunicado, o presidente do Município Luís Pereira explica que “apesar da comparticipação de 50% por parte da autarquia que existia”, as despesas do transporte escolar dos filhos representavam um encargo médio anual de 470 euros para as famílias, “um valor considerável tendo em conta a débil situação financeira de muitos agregados familiares”, refere o edil.
O apoio entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024, devendo os alunos e respetivo agregado familiar fazer prova da residência no concelho, bem como do respetivo recenseamento, para poder beneficiar da comparticipação.
A autarquia esclarece ainda que a medida não inclui os alunos do Ensino Profissional, já que “o passe destes alunos é comparticipado diretamente e na totalidade” pelo POCH – Programa Operacional Capital Humano.