O presidente da câmara da Covilhã decidiu cessar, de forma imediata, as funções de José Armando Serra dos Reis como vereador a tempo inteiro na autarquia. A partir de 1 de Janeiro são também retiradas ao eleito as competências como vice presidente do município.
No despacho a que a RCB teve acesso, Vítor Pereira assume todas as competências que estavam delegadas a José Armando Serra dos Reis. Determina ainda que o assunto seja remetido para conhecimento de todo o executivo na primeira reunião do órgão que vai decorrer em 2025.
José Armando Serra dos Reis foi indicado como vice presidente da câmara da Covilhã no início deste mandato, onde detinha os pelouros do ordenamento do território, ambiente, desenvolvimento rural, gabinete técnico florestal, urbanismo e sistema de informação geográfica. Partilhava com Vítor Pereira os pelouros da fiscalização municipal, segurança e protecção civil.
Serra dos Reis foi presidente da comissão política do PS da Covilhã, em 2013 quando Vítor Pereira venceu as eleições autárquicas naquele concelho. Integrou a lista à assembleia municipal e foi presidente daquele órgão entre 2016 e 2017. De 2017 até agora desempenhou funções como vereador a tempo inteiro no executivo.
Contactados pela RCB na manhã neste sábado, nem Vítor Pereira nem José Armando Serra dos Reis quiseram fazer qualquer comentário sobre o assunto.