A entrega das medalhas decorreu esta semana, no pavilhão municipal da Sertã, no decorrer da fase final distrital do Desporto Escolar 2024-25, na modalidade de voleibol, no escalão de juvenis femininos.
A ação de fair-play, desportivismo e ética foi decidida pelas alunas/jogadoras da Escola Secundária Frei Heitor Pinto da Covilhã, lideradas pelo professor João Sá Pinho, em pleno balneário, após terem recebido as medalhas de bronze, em detrimento de uma equipa de Castelo Branco, que, mesmo tendo ficado em 3º lugar, participou na competição sem árbitro, algo que, de acordo o regulamento da prova, é obrigatório.
O grupo/equipa covilhanense, que tinha ficado em 4º lugar, depois de ter perdido os três jogos disputados, frente às restantes três equipas albicastrenses, em representação de escolas da cidade, o professor da ESFHP responsável pela equipa, referiu na sua página de facebook que “apresentei às atletas dois cenários possíveis, perante uma situação atípica. Assim, pedi às alunas para tomarem uma decisão e me comunicassem posteriormente e saí de imediato do balneário. Minutos depois, elas aproximaram-se de mim, para me transmitir a sua decisão, enquanto equipa. Fiquei orgulhoso por escolherem o caminho do fair-play. A decisão foi das alunas/jogadoras. ´Por isso, digo, mais uma vez que, é bom trabalhar com excelentes seres humanos”. Concluiu Sá Pinho.
Como consequência da decisão tomada, durante a entrega de medalhas, a RCB apurou que, o docente Sá Pinho, usou da palavra, para reconhecer a qualidade da organização do torneio e da correta aplicação do regulamento, mas manifestou que as suas atletas queriam entregar as suas medalhas de 3º lugar à equipa que, em campo, venceu a sua equipa, mas que, administrativamente, tinha sido relegada para a 4ª posição..
Num gesto fantástico de fair-play, desportivismo, amizade e companheirismo, algo que deveria estar sempre presente na escola, tal como na vida, as jogadoras serranas deram as medalhas à equipa adversária, atitude acompanhada com uma grande salva de palmas, de todos os presentes, na cerimónia de pódio.
A equipa de Voleibol Feminino da ESFHP (Desporto Escolar), foi constituída por atletas/alunas do ex-Liceu Nacional da Covilhã + quatro atletas da Escola Secundária Quinta das Palmeiras da Covilhã.