A peça de teatro “25 de Abril de 1974”, da companhia Mala Voadora, sobe hoje ao palco d’A Moagem, no Fundão, às 21h30, integrada na programação da iniciativa “Há Teatro na Moagem”, uma parceria entre o município do Fundão e a ESTE – Estação Teatral.
Inspirado no filme de John Smith, The Girl Chewing Gum, o espetáculo propõe uma reflexão singular sobre o papel da ficção na construção da realidade. Sob a direção de Jorge Andrade, com interpretação de José Neves, a peça utiliza uma narrativa em que uma voz de comando se sobrepõe a imagens reais da Revolução de Abril, como se os eventos históricos fossem parte de uma encenação artística.
Ao misturar imagens do 25 de abril de 1974 com uma narração que parece “dar instruções” sobre o que acontece, o espetáculo revela os mecanismos que constroem tanto a ficção quanto a realidade manipulada. Este efeito contribui para uma “des-banalização” das imagens históricas, fazendo com que o público veja esses momentos icónicos sob uma nova perspetiva.
Com texto e direção de Jorge Andrade, o projeto conta ainda com a consultoria de Joaquim Furtado, figura central na madrugada do 25 de abril de 1974, como locutor do primeiro comunicado do Movimento das Forças Armadas na Rádio Clube Português.
Os bilhetes têm o custo de seis euros para o público em geral, e podem ser adquiridos na bilheteira d’A Moagem ou através dos contactos daquela estrutura cultural.