A deputada do PSD eleita pelo distrito de Castelo Branco na Assembleia da República considera que há ainda muitas perguntas por responder em relação ao incêndio que consumiu cerca de 25 por cento da área do parque natural da Serra da Estrela no último verão. A afirmação feita por Cláudia André no final de uma visita que a comissão parlamentar de agricultura e pescas realizou àquela área protegida e que foi presidida por Duarte Cordeiro, ministro do ambiente e da acção climática.
Durante a visita foi feita uma descrição dos trabalhos de estabilização de emergência e a visualização de trabalhos realizados em encostas, nomeadamente em Vale da Amoreira (Manteigas) e Valhelhas (Guarda). Os deputados puderam ainda conhecer o trabalho realizado no centro de educação ambiental da Malcata (Sabugal”.
No final desta deslocação, Cláudia André sublinha que “apesar de se terem iniciado tarde, foi possível verificar que já há trabalhos a decorrer nas áreas visitadas”. Quanto ao repovoamento de peixe no rio Zêzere. “foi-nos transmitido que no viveiro de Manteigas está a ser feito um esforço para multiplicar trutas selvagens em espaço controlado a fim de as devolver mais tarde ao rio”.
A deputada do PSD afirma que “ainda existem muitas perguntas por responder sobretudo nos concelhos afectados por este incêndio no distrito de Castelo Branco. No entanto, apesar de tardios, há trabalhos que já estão a decorrer o que por si só é um avanço comparado com outros incêndios como os de 2017 ou 2019 do nosso distrito onde até hoje não se viram intervenções similares ou próximas às que estão agora a ser desenvolvidas”.