O projecto “Papiloma” foi o vencedor da final do concurso de ideias de negócio “Win UBI”. A iniciativa está inserida no programa “universidades como interface para o empreendedorismo” e vão agora representar a universidade da Beira Interior na montra nacional de ideias de negócio que vai decorrer no próximo dia seis de Junho na universidade de Aveiro.
O “Papiloma” cuja promotora principal é Carla Cruz, professora e investigadora do centro de investigação em ciências da saúde da UBI tem como objectivo desenvolver uma solução inovadora que simplifica e acelera o tratamento de lesões provocadas pelo vírus HPV que, de outra forma, poderiam facilmente evoluir para cancro do colo do útero nas mulheres.
O projeto está em fase de validação de um protótipo “que consiste no desenvolvimento de um gel vaginal de fácil aplicação e eficácia, que contém propriedades anticancerígenas e antivirais, e que se destinará à indústria farmacêutica”, refere a UBI em comunicado.
Além de Carla Cruz, este projecto integra na equipa vários outros investigadores do CICS-UBI, cooperando ao nível da investigação com várias entidades, nomeadamente, o Labfit, o centro hospitalar universitário da Cova da Beira e também a universidade de Trás-os-Montes e Alto Douto (UTAD).
Em segundo lugar ficou Martim Aguiar, doutorando em Engenharia Mecânica, com o projeto “ZestPack”, que visa a produção de embalagens ecológicas e biodegradáveis, através de cascas de laranja. Em terceiro lugar, ficou o projeto “DoMing” de João Matias (antigo aluno de Ciências Farmacêuticas), cuja proposta se centra na implementação de uma aplicação que facilita a comunicação entre cuidadores informais e formais, direcionado a prestadores de serviço a idosos e utentes.
O projeto vencedor tem, assim, direito a um prémio monetário de cinco mil euros que pode ser aplicado em capital social da empresa, ou em serviços de consultoria ou consumíveis de apoio ao desenvolvimento do protótipo.