A presidente da junta de freguesia, Claúdia Pereira, foi a porta voz da preocupação da população.
“Todos em conjunto, vamo-nos perguntando acerca de quando voltaremos a poder fazer em Silvares uma consulta de medicina familiar, com um médico que sabemos que é o nosso medico de família e que nos vai acompanhar”. Um problema que está a deixar a população “saturada de fazer inúmeros quilómetros para pedir, só que seja, uma renovação de baixa médica.”
Para Hélia Araújo, da bancada do PS, é preciso valorizar a centralidade de Silvares dotando o território “de uma importante infraestrutura que nos liga aos Paços do Concelho, a 238, ao fazê-lo diminuímos e aproximamos distâncias, seremos mais competitivos e corrigirá diversas assimetrias.”
A bancada do PSD esteve ausente.
Já a presidente da assembleia de freguesia, Sandra Esteves, enumerou o que faz falta à vila.
“Criar postos de trabalho, cuidados de saúde, melhores acessos à vila, melhor rede de transportes, só assim falar em fixação e captação de nova população fará sentido.”
Sobre as duas grandes preocupações dos silvarenses, o presidente da câmara do Fundão, Paulo Fernandes, anunciou a vinda para o concelho de três médicas, uma das quais no âmbito do concurso de abertura de seis vagas, uma segunda, resultante de um pedido de transferência, que deverá iniciar atividade em setembro, e a terceira que pode resultar de uma cooperação.
“Eu espero que em setembro a questão dos médicos esteja totalmente resolvida com a entrada desta segunda médica, eventualmente uma terceira, uma vez que já entrou a médica que veio do concurso.”
Segundo o autarca não vai ser possível, a médio prazo, o concelho continuar a ter 24 extensões de saúde, devido à falta de médicos. Um trabalho de reestruturação que está a ser realizado, mas, só haverá reestruturação, avisa, “desde que a mobilidade esteja resolvida.”
Em relação à estrada 238, Paulo Fernandes anunciou a abertura de um procedimento administrativo, no valor de 900 mil euros, para a requalificação do troço.
Em dia de aniversário, a presidente da junta de Silvares deixou algumas boas notícias, como a venda de dois lotes na zona industrial, a abertura de um co-work, em breve, na vila, e a beneficiação, também para breve, do parque das eiras. Cláudia Pereira aproveitou a presença de Paulo Fernandes para enumerar alguns projetos para os quais conta com o apoio da câmara municipal.
“O parque de estacionamento com o espaço multifuncional, o alargamento do cemitério, a rota do minero, requalificar o parque de merendas de Sto. António e sua iluminação, requalificar os pavimentos e pavimentação efetiva de diversos arruamentos e faixas de mobilidade, novas condutas de água e saneamento para o Cabeço do Pião e pavimentação dos seus arruamentos.”