A universidade da Beira Interior vai avançar com um investimento superior a um milhão de euros com o objectivo de reforçar os processos de ensino e aprendizagem. A medida faz parte do projecto “UBImpulso” financiada por verbas do plano de recuperação e resiliência.
Em comunicado, a instituição refere que na sequência da instalação de um conjunto de ecrãs interativos, num investimento global de 175 mil euros “foram adquiridos cerca de 500 computadores, cujo valor ronda os 380 mil euros, com a finalidade de reequipar as salas de aula da UBI”. A UBI espera que estas novas ferramentas “venham acrescentar melhorias na prática lectiva, com efeitos positivos para alunos e professores”. Os equipamentos estão já em fase de instalação e podem ser utilizados no início do próximo ano lectivo.
Para além deste investimento, foi também já adjudicado o concurso público internacional relativo à atualização e reforço da rede sem fios no campus universitário. O reforço da capacidade da rede Wi-Fi, que tem um custo de cerca de 290 mil euros “permite aumentar a densidade e a velocidade das ligações dentro da UBI, assegurando um melhor funcionamento das infraestruturas da instituição”.
Outros investimentos em processo de avaliação de propostas são o concurso público internacional para a aquisição de equipamentos para a criação de salas de computação, destinadas à implementação de novos cursos nas áreas STEAM nas faculdades de Engenharia e de Ciências da Saúde assim como o concurso para o reforço do equipamento informático dos departamentos de Artes e de Física assim como para a aquisição de servidores para o departamento de Matemática. O investimento global nestas aquisições supera os 266 mil euros.