A Serra da Gardunha, Miguel Torga e Mário Cesariny são os grandes destaques para o mês de agosto na Alma Azul. A editora albicastrense vai promover diversas atividades que vão desde a cidade do Fundão à Figueira da Foz.
Numa programação com diferentes iniciativas e lugares, a Alma Azul chega à cidade do Fundão no dia 12 de agosto (sábado), com uma manhã dedicada ao poeta Miguel Torga e ao seu nascimento nesse mesmo dia, em 1907.
Para celebrar a data, é promovido no Jardim das Tílias, a partir das 11h30, uma manifestação de leitura espontânea com o conto “Vicente”, do livro “Os Bichos”.
Já no dia 19 de agosto, no Dia Mundial da Fotografia, a editora convida todos os amantes desta arte, a nível nacional, a enviar uma fotografia da Serra da Gardunha por email, de forma a integrar o projeto “24 imagens da Serra da Gardunha”.
De todas as imagens recebidas até final de agosto, são escolhidas 24 para serem apresentadas em setembro, na cidade de Coimbra, numa sessão pública inserida no 24º aniversário da Alma Azul.
Mas a programação de agosto começa antes, com sessões literárias dedicadas a Mário Cesariny. A primeira é em Coimbra no dia 9, com a iniciativa “Entre Nós – As Palavras de Cesariny” no Café Santa Cruz.
No mesmo dia, às 21h30, o poeta e pintor está em destaque na freguesia de Buarcos, numa sessão integrada no programa “Férias com Livros”.
Em Castelo Branco, a homenagem a Mário Cesariny realiza-se no dia 25 de agosto (sexta-feira) às 18 horas, numa parceria com “Arteira –Cervejaria Artesanal”.