É a segunda vez consecutiva que a Bio-Região de Idanha-a-Nova é uma das três finalistas à categoria de “Melhor Bio-Região” dos Prémios da União Europeia para Produção Biológica, os EU Organic Awards.
O prémio anual distingue as regiões da União Europeia que “acrescentam valor” no setor biológico e projetos inovadores naquela área. Depois de em 2022 ter sido um dos três finalistas, a Bio-Região de Idanha-a-Nova Nova volta a ser um dos três projetos europeus selecionados para a categoria de “Melhor Bio-Região”, territórios onde agricultores, cidadãos, escolas, operadores turísticos, e outras entidades estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais.
Desde 2018, que a Bio-Região de Idanha-a-Nova integra a Rede Internacional de Eco-Regiões, nascida em Itália. É coordenada pelo Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento em parceria com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e têm trabalho na transição para sistemas alimentares mais saudáveis, sustentáveis e inclusivos, sendo já, de acordo com a autarquia, “uma referência a nível internacional”, pelas práticas inovadoras implementadas.
Em competição nos Prémios da União Europeia estão ainda as bio-regiões de S. Pedro do Sul e da Via Amerina e delle Forre, em Itália. Os vencedores são anunciados no próximo dia 25 de setembro, em Bruxelas.