Os residentes da Don António, em Peraboa (Covilhã) assinalaram o Dia Internacional da Pessoa Idosa com um batismo em sidecar, um dispositivo de uma única roda preso a um lado de uma motocicleta, resultando em um veículo de três rodas.
A residência sénior Don António (Peraboa-Covilhã), as farmácias Holon Covilhã-Fundão-Belmonte e o Moto Clube Covilhã Lobos da Neve, juntaram-se no dia 1 de Outubro de 2023, dia mundial do Idoso, na organização do evento “Holon Sobre Rodas”.
Aos idosos foi proporcionado o batismo a andar de sidecar, numa mota Dnepr MT17 de 1961, de origem ucraniana. Foi com este pensamento que os residentes da Don António realizaram um passeio a partir de um novo espaço do Moto Clube Lobos da Neve, no Parque Industrial do Tortosendo.
“Foi a forma mais original de assinalar o Dia do Idoso porque nunca é tarde para andar de mota”, referem os responsáveis da residência sénior em nota enviada aos órgãos de comunicação social.
O proprietário da mota com sidecar, e sócio dos Lobos da Neve, Óscar Borges, no final, disse que a experiência foi “espetacular e que todos os participantes saíram com um sorriso maior do que aquele com que entraram no sidecar. Foi especial propiciar este passeio no sidecar a pessoas que podem ser nossos avós”, remata.
O presidente do Moto Clube Lobos da Neve destacou que desde o início o grupo se mostrou disponível para colaborar na iniciativa “porque ela insere-se na política de responsabilidade social que existe no Moto Clube e que só é possível porque estas ações contam com a colaboração dos sócios dos Lobos da Neve”, sustenta Rui Santos,
Andreia Martins da Farmácia Holon não escondeu a satisfação de organizar este evento “fora da caixa” que para além de “proporcionar aos idosos e familiares um momento especial pretende sensibilizar para a importância de olharmos e sentirmos a terceira idade de forma diferente. Esta iniciativa foi o culminar de uma ideia que nasceu ligada ao projecto de Natal dinamizado pelas farmácias Holon e pelo Moto Clube” à qual se juntou a residência sénior Don António.
“Esta experiência motociclista contou com a presença de muitos familiares que acompanharam de mota o passeio e não esconderam a felicidade em participarem nesta dinâmica, que foi um sucesso”, conclui a organização do evento.