O Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHCUB) assinala, no próximo domingo, 29 de outubro, o Dia Mundial do AVC com várias ações para a comunidade. O objetivo passa por alertar a população para os sintomas e procedimentos a adotar em caso de acidente vascular cerebral.
O programa tem início na manhã de domingo, com a “Conversa sobre o AVC”, realizada por profissionais de saúde daquela unidade nas arcadas da Câmara Municipal da Covilhã, dirigida ao público em geral.
Segue-se uma caminhada com visita à arte urbana patente na zona histórica da cidade e, no período da tarde, já no auditório do Pavilhão Polidesportivo em Vales do Rio e no auditório dos Unidos Futebol Clube no Tortosendo, são apresentadas as palestras “Sabes o que é o AVC?”.
Ações que, de acordo com o Centro Hospitalar da Cova da Beira, “assentam na estratégia de sensibilização e prevenção, através de uma linguagem acessível a todos”, sobre o AVC, “que continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos, no conjunto das doenças cardiovasculares”.
Todas as atividades são gratuitas e não carecem de inscrição obrigatória. O programa tem início às 10h e decorre durante todo o dia.