Foi o melhor verão “de sempre” para atividade turística na região Centro de Portugal. Nos meses de julho, agosto e setembro de 2023, o território totalizou 2,93 milhões de dormidas, mais 175 mil em relação ao ano passado.
Os dados são do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal, com base em números preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE), que apontam para um crescimento de 3,2% na procura turística no país este verão.
O mês onde se registou o maior aumento foi setembro, com mais 12,3% de dormidas relativamente a 2022. No total foram 846 mil. Já em agosto registou-se 1,2 milhões de dormidas e em julho, 893,5 mil.
De acordo com o Turismo Centro de Portugal, esta subida foi maioritariamente impulsionada por visitantes estrangeiros, com um aumento de 13,4%. Apesar de também a procura por portugueses ter progredido 1,4%.
Para o presidente da entidade regional, os números do Observatório do Turismo, “demonstram que o Centro de Portugal reforçou a sua notoriedade a nível internacional em 2023”, e que esta subida “é muito promissora para todos aqueles que investem na atividade turística na região”.