A Universidade da Beira Interior (UBI) está a participar numa agenda para transformar o perfil de especialização do setor espacial português. A “New Space Portugal” prevê a criação de novos produtos e serviços inovadores, exportáveis e de maior complexidade tecnológica.
A agenda, liderada pela GeoSat, tem por base cinco projetos verticais liderados por empresas que querem estimular a atividade de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+I) e o desenvolvimento industrial em sistemas espaciais e de observação terrestre.
É ainda previsto que sejam desenvolvidos seis projetos transversais dedicados a iniciativas de gestão, qualificação, formação e demonstração de serviço.
Da equipa da UBI fazem parte os investigadores do C-MAST – Centro de Ciências e Tecnologias Mecânicas e Aeroespaciais. O projeto, com início em 2022 e conclusão prevista para dezembro de 2025, conta com um investimento a rondar os 178 mil euros.
Este é mais um dos oito projetos financiados no âmbito do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência em que a UBI participa.