Um artigo que teve o contributo de Ricardo Campos, docente do Departamento de Informática, recebeu o Best Demo Paper Award na 46th European Conference on Information Retrieval (ECIR’24), uma conferência Rank A, organizada pela Universidade de Glasgow, que decorreu entre os dias 24 e 28 de março, na Escócia, e que contou com mais de 400 investigadores.
O artigo premiado na 46th European Conference on Information Retrieval (ECIR’24), intitulado “Physio: An AI-Powered Physiotherapy Advisor”, resulta de uma colaboração com alunos (Rúben Almeida, Hugo Sousa, Filipe Cunha), investigadores (Nuno Guimarães) e Professores (Alípio Jorge) da Universidade do Porto e descreve a implementação de um sistema de conversação (chat) baseado em modelos generativos de suporte à reabilitação física, refere a UBI em comunicado.
De acordo com a Universidade da Beira Interior, o software procede à realização de um diagnóstico inicial assente em fontes confiáveis e recorre a bases de dados de conhecimento externas, para recomendar exercícios de reabilitação e medicamentos de venda livre para alívio dos sintomas.
O Best Demo Paper Award é um prémio que visa distinguir os melhores artigos científicos focados na demonstração de aplicações e software que envolvam ideais científicas inovadoras. A entrega do prémio decorreu na sessão de encerramento da conferência. Os proceedings da conferência são publicados pela ACM (Association for Computing Machinery). O software desenvolvido encontra-se disponível a partir deste endereço.
Além de docente do Departamento de Informática, Ricardo Campos é investigador sénior do INESC TEC.