A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Fundão (AHBVF) comemora o 97º aniversário este fim-de-semana, 25 e 26 de maio, com a habitual eucaristia, desfiles e sessão solene, onde será apresentado o projeto do novo quartel.
Foi a 23 de maio de 1927 que se criou oficialmente a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Fundão, e os 97 anos de vida comemoram-se ao longo do fim-de-semana com vários momentos solenes.
Sábado, às 19h00, celebra-se na Igreja Matriz a Missa em ação de graças dos Bombeiros. No domingo, a grande cerimónia começa às 8h45 com o toque da sirene, seguindo-se a formatura geral, o hastear de bandeiras e o desfile de viaturas.
Depois do desfile do Corpo de Bombeiros com romagem ao cemitério para homenagear os bombeiros falecidos, a sessão solene. A Associação Humanitária vai atribuir medalhas, promoções e outras condecorações e assinar um protocolo de geminação com os bombeiros de Uzès, França.
Um dos momentos mais altos da cerimónia é a apresentação do projeto arquitetónico do novo quartel dos Bombeiros Voluntários do Fundão, que será construído na Quinta do Caranguejo, junto à variante ao Fundão, num terreno adquirido para o efeito.
A festa termina com a bênção de novas viaturas e um almoço de comemoração.
Em nota, a associação humanitária encara este 97º aniversário com “orgulho e gratidão” pelo percurso percorrido ao longo de quase um século e apela a que esta data seja também uma oportunidade para refletir a importância dos bombeiros e reforçar o “apoio e reconhecimento a todos os que colocam as suas vidas em risco para nos proteger”.