O trabalho “Vacinação contra a Covid-19”, da autoria das alunas Maria Leonor Marques e Maria Francisca Morgado, da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã, foi agraciado pelo júri da Mostra Nacional de Ciência com uma Menção Honrosa.
Durante três dias, 23, 24 e 25 de maio de 2024, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto acolheu a Mostra Nacional de Ciência, onde jovens cientistas do ensino secundário apresentaram projetos desenvolvidos em colaboração com professores.
O evento, que reuniu jovens cientistas e investigadores do ensino secundário de todo o país, contou com a participação da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, que sob a orientação da professora de Biologia Mónica Ramôa, apresentou seis projetos finalistas.
A escola covilhanense esteve representada por 11 alunos. Destaque especial para o trabalho subordinado ao tema “Vacinação contra a Covid-19”, da autoria das alunas Maria Leonor Marques e Maria Francisca Morgado, que foi agraciado pelo júri da mostra com uma Menção Honrosa.
“Para os jovens cientistas daquele estabelecimento de ensino, a participação em tão ilustre palco significou não só a oportunidade de receberem feedback sobre os trabalhos desenvolvidos, mas também de expandirem os seus horizontes através do contacto com outros colegas, professores, cientistas, investigadores e divulgadores de ciência”, refere a ESFHP.
Refira-se que todos os alunos, oriundos das mais diversas zonas do mundo, acompanhados pelos seus professores, apresentaram projetos científicos desenvolvidos em contexto de sala de aula e que foram finalistas do Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores.
“A Mostra Nacional de Ciência não apenas enfatiza o talento e a curiosidade dos jovens investigadores, mas também reforça o papel crucial da educação científica nos ensinos básico e secundário”, conclui.