Uma mulher, de 21 anos, sofreu ferimentos ligeiros, esta quinta-feira, no Teixoso (Covilhã) na sequência do despiste do veículo em que seguia.
O despiste, seguido de capotamento, de uma viatura ligeira, na EN 18, entre Sra. do Carmo e Borralheira (Teixoso – Covilhã), no sentido Covilhã – Belmonte, esta quinta-feira, provocou um feiro ligeiro, uma mulher, de 21 anos. O alerta foi dado às 07h49.
Para o local, a prestar socorro, foram mobilizados quatro operacionais, apoiados por duas viaturas (Bombeiros da Covilhã e GNR).
Balanço da Campanha de Segurança Rodoviária “Viajar sem pressa”,
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024, a campanha da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu entre os dias 5 a 11 de junho e teve como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas.
Na campanha “Viajar sem pressa” foram sensibilizados 442 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas várias mensagens:
A velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais;
Quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece;
Numa viagem de 20 km, aumentar a velocidade de 50 para 60 km/hora, permite ganhar apenas 4 minutos. Viaje sem pressa.
De acordo com a GNR, durante as operações das Forças de Segurança no âmbito desta campanha, realizadas entre os dias 5 e 11 junho, foram fiscalizados em controlo de velocidade por radar 4,9 milhões de veículos, 4,7 milhões dos quais pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR.
Dos veículos fiscalizados, 17,8 mil circulavam com excesso de velocidade, dos quais 4,0 mil foram detetados pelos radares das Forças de Segurança e 13,9 mil pelos da ANSR.