De 12 a 15 de agosto, em Penamacor, decorre mais uma edição do PenamaContos. A iniciativa, que leva sessões de contos aos lares de Penamacor, este ano é também um projeto de recolha da literatura tradicional oral do concelho.
A quarta edição do PenamaContos tem como lema “Dar contos de cor e salteado”, para realçar a importância da memória e da oralidade na construção cultural e humana de uma comunidade, adianta o Município de Penamacor em nota à imprensa.
A novidade, este ano, é o projeto de recolha de literatura oral tradicional do concelho que culminará na edição de um livro que tem como objetivo perpetuar os contos, os romances, as anedotas e toda a tradição oral recolhida.
A iniciativa começa no dia 12 de agosto com uma sessão de contos, com anciãos do concelho, na antiga escola primária da Meimoa, a partir das 21h. Nesse dia, e inserido no Penamacontos, haverá uma oficina de adufe e de canto na Casa do Povo de Penamacor, às 14h, e uma sessão, com Mariana Machado, às 17h no Instituto Pina Ferraz.
No dia 13 é a vez do Lar D. Bárbara Tavares da Silva receber a sessão, aberta aos familiares, a partir das 15h30 e, à noite, no largo da igreja das Aranhas, a partir das 21h.
No dia 14, a sessão é no Residencial Sénior PóvoaSol à tarde e à noite, no largo da Fonte de Aldeia de João Pires.
No último dia, 15 de agosto, haverá duas sessões em Penamacor, dinamizadas por Rosa Gonçalves. A primeira, no Lar Quinta Nossa Senhora do Incenso, às 15h30, e a segunda, na Unidade de Cuidados Continuados do Lar D. Bárbara Tavares da Silva, às 17h.