O instituto politécnico de Castelo Branco viu aprovadas duas candidaturas ao programa de recuperação e resiliência para financiamento de projectos de alojamento estudantil a custos acessíveis. A acção contempla a construção de uma nova residência e a renovação de outra. O valor global do investimento supera os cinco milhões de euros.
Em comunicado, o presidente do IPCB, diz estar “muito satisfeito e orgulhoso do trabalho desenvolvido na preparação das candidaturas”. António Fernandes sustenta que “com a construção de uma nova residência e com as obras de renovação melhora-se substancialmente a qualidade do alojamento, e a capacidade de resposta aos jovens, muitas vezes deslocados de casa, que escolhem o IPCB e Castelo Branco para estudar, tornando a cidade também mais acolhedora”.
A nova residência de estudantes vai ser construída no campus da Talagueira, onde estão situadas as escolas superiores de tecnologia, artes e saúde, e é constituída por 152 novas camas, distribuídas por 78 quartos (74 duplos e 4 individuais para estudantes com mobilidade reduzida). O investimento, na ordem dos três milhões e meio de euros, prevê ainda áreas comuns como cozinha, lavandaria, sala de estudo, salas de convívio, copa para refeições, ginásio e balneários.
Já as obras de requalificação vão incidir na residência situada na Avenida Rotary. O imóvel é composto por dois blocos de habitação que se encontram degradados. A intervenção contempla a sua reabilitação funcional e a melhoria da eficiência energética e das condições de conforto. O projecto prevê a requalificação dos espaços relativos a 208 camas distribuídas pelas duas alas, sendo que 200 camas estarão associadas a 100 quartos duplos e 8 camas a quartos individuais adaptados a pessoas de mobilidade reduzida. O investimento é de dois milhões de euros.
A data prevista para conclusão das obras é Março de 2026. O IPCB está a aguardar pelo resultado final da aprovação das candidaturas a financiamento e a respetiva homologação pelo governo para poder avançar com o lançamento das empreitadas.