Está a decorrer, até ao próximo dia sete de Setembro, a terceira edição deste festival ibérico que pretende “fortalecer as tradições culturais e a convivência entre as comunidades da Beira Baixa e da região ibérica” refere em comunicado a organização do evento que é dinamizado pelo balneário termal daquela localidade.
Realizado nos dois lados da fronteira e envolvendo Termas de Monfortinho e Salvaterra do Extremo do lado português e ainda Moraleja, Ceclavín e Zarza La Mayor do lado espanhol, este evento “é uma oportunidade para os habitantes locais e visitantes desfrutarem de atividades que refletem a autenticidade e o encanto desta zona fronteiriça”.
Por entre as actividades programadas, destaque já este sábado para a caminhada “Rota do Contrabando”, que vai fazer a ligação de sete quilómetros entre Salvaterra do Extremo e Zarza La Mayor e que pretende oferecer aos participantes uma viagem no tempo, revivendo as histórias dos antigos contrabandistas que atravessavam a fronteira.
Para 17 de Agosto está prevista, no balneário termal, a apresentação do livro “Termas de Monfortinho – A Saúde pela Água”, da autoria de João Pires Antunes. Já no dia 30 o Rio Alagón é o cenário de um passeio a bordo num barco ibérico, onde os participantes podem desfrutar da paisagem e saborear produtos nacionais portugueses.
As actividades terminam no dia 7 de Setembro com um espectáculo do grupo musical idanhense “Terra Portuguesa” no balneário termal.
Um festival que, afirma a organização “mantém o foco na valorização nas tradições locais e no fortalecimento dos laços culturais entre Portugal e Espanha, procurando promover um turismo sustentável, que respeite e valorize a cultura e o modo de vida da região”.