A CISMA – associação cultural vai promover, durante o mês de novembro, uma oficina de ficção orientada pelo dramaturgo Carlos Rodero. A iniciativa, que arranca já no dia 9, conta com quatro dias de ateliê no Centro de Inovação Cultural da Covilhã.
Trata-se de uma oportunidade para escritores, dramaturgos, estudantes de artes ou qualquer pessoa interessada no universo da ficção. Intitulada “Mecanismos da Ficção”, a oficina é conduzida pelo encenador e dramaturgo catalão Carlos Rodero.
Com uma vasta experiência em teatro físico e escrita criativa, além de fundador de companhias de teatro independentes, Carlos Rodero vai guiar as atividades práticas, com vista à estimulação da criatividade dos participantes.
A oficina pretende explorar os diferentes modos pelos quais a ficção permeia a vida cotidiana. “Interagimos constantemente com a ficção, seja numa desculpa, num sonho ou num filme. Esta oficina ilumina esses mecanismos, ajudando-nos a entender como a ficção molda a nossa percepção da realidade”, sublinha o comunicado da CISMA.
A estrutura do ateliê inclui três módulos, distribuídos por quatro sessões de três horas cada. No primeiro módulo, “Ficção e as suas Leis,” os participantes vão investigar as bases da ficção e as suas fontes de inspiração. O segundo, “Ficção e Texto,” foca-se nas técnicas narrativas e estruturas textuais. Já o terceiro módulo, “Ficção Visual e Sonora,” explora as linguagens gráficas e audiovisuais.
A iniciativa decorre todos os sábados a partir deste dia 9 de novembro, e até final do mês no Centro de Inovação Cultural da Covilhã. Com vagas limitadas a 10 participantes e um custo de inscrição de 30€, as inscrições podem ser feitas através de um formulário online.
A oficina é oferecida em português, espanhol e inglês, assegurando acessibilidade linguística para um público diverso.