“Será possível, ficará, se não for mais nada, incluído na iniciativa Água que Une. Nós tínhamos 14,8 milhões de euros para o projeto que tinha sido apresentado e aprovado pela Câmara Municipal de Castelo Branco que não quis avançar com ele e impos a condição de se fazer outro investimento que nunca se tinha falado nele.”
O Ministro da Agricultura falava, esta manhã, aos jornalistas, no final da sessão de abertura das XV Jornadas da Fenareg que estão a decorrer no Fundão.
José Manuel Fernandes garante que o governo está disponível para apoiar o projeto.
“Nós estamos disponíveis, avançaremos, isto é importante para o território e tudo o que é importante para o território nós contribuímos, agora aguardamos pela reestruturação do projeto que a Câmara Municipal vai apresentar.”
Paulo Fernandes diz que o projeto está a ser reestruturado para ser apresentado assim que abrir o programa de financiamento.
“Estamos a otimizar já os estudos e projetos para o que vai ser o aviso que irá sair no programa que o Governo está a preparar, A água que nos une, que é um programa também de financiamento a aproveitamentos hidroagrícolas. Por isso estamos mesmo a ultimar os nossos projetos de execução para só colocar aquilo que é do lado do concelho do Fundão.”
A expetativa do autarca é de ver obras no terreno já na próxima primavera.
“Estou em condições de, em muito poucas semanas, começar a lançar os primeiros concursos. Os projetos de execução estamos a corrigi-los para 1000 hectares e para a zona do concelho do Fundão, mas eu diria que poderíamos ter intervenções, no terreno, já na próxima primavera.”