A exposição “As plantas na obra poética de Luís Vaz de Camões” é inaugurada esta sexta-feira, 29 de novembro, às 20 horas, no Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova.
Dedicada às plantas na obra poética de Luís de Camões, esta mostra Inserida nas Comemorações do V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, o Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, acolhe até 28 de fevereiro de 2025, uma exposição dedicada às plantas na obra poética e Luís de Camões.
A partir de aguarelas de Ursula Beau (1906-1984), pertencentes à Sociedade Broteriana (Universidade de Coimbra), e tendo por base o trabalho de investigação que Jorge Paiva (Departamento de Ciências da Vida) tem consagrado ao tema, “foram selecionadas diversas plantas mencionadas n’ Os Lusíadas e na Lírica, associando o trecho poético onde a planta é glosada, complementados com a indicação do nome científico, do nome vulgar e do nome utilizado pelo poeta”, referem os responsáveis da mostra.
Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada na Sala 1 do Centro Cultural Raiano, de 29 de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, nom seguinte horário: de terça a domingo, 9h-13h e 14h-17h.