A partir de hoje e até ao próximo domingo o centro cultural raiano é o palco para a realização do 9º encontro da plataforma associativa, que reúne 20 estruturas de criação artística para “discutir os caminhos sobre como se criam, a partir de um determinado território, os vínculos e as cumplicidades que conquistam e mobilizam os públicos para determinada programação” refere a organização em comunicado.
O ponto alto das actividades está agendado para este sábado com a apresentação de uma brochura onde é apresentada a história das 20 estruturas que integram esta plataforma. Segue-se uma conferência sobre “políticas de participação e mediação de públicos” e um debate dedicado ao tema “o sentido da cultura – a necessidade das pessoas”. O dia termina com uma partilha de projectos de mediação e participação de públicos, dinamizada pelas estruturas “Terceira Pessoa” de Castelo Branco e “A Oficina” de Guimarães.
A “Descampado” foi criada em 2021, por um conjunto de estruturas de criação e programação de artes performativas descentralizadas e sediadas em diversos pontos do país, com espaço de trabalho próprio e com capacidade de intervenção nos territórios onde actuam. A sua principal missão é mostrar e promover a produção artística fora dos grandes centros urbanos, facilitar a circulação de espetáculos entre associados e ainda desenvolver uma política de partilha de recursos e de discussão e reflexão sobre práticas artísticas.