O Município do Fundão foi distinguido com o prémio nacional do artesanato 2023, na categoria “Promoção para entidades públicas”. A distinção foi entregue pelo instituto de emprego e formação profissional.
O prémio foi atribuído ao projecto “Craft Lab”, que é desenvolvido pela rede de casas “Lugares do Sentir” com o apoio do “Fab Lab” das aldeias do xisto e com certificação do centro de formação profissional para o artesanato e património. A ideia consiste na utilização de tecnologias de fabricação digital e de processos de design como ferramentas para apoiar e valorização da produção artesanal, trazendo a inovação aos ofícios tradicionais.
Citada em comunicado, Alcina Cerdeira refere que este reconhecimento “reflete o empenho do município do Fundão na valorização do património material e imaterial, preservando tradições e promovendo a inovação no sector artesanal”. A vereadora na câmara do Fundão acrescenta que “é com um orgulho que vemos reconhecido um projecto pioneiro, que consiste numa resposta cultural integrada única, focada em estimular, conservar e preservar o património material e imaterial do concelho do Fundão. Este projecto envolve a comunidade local, cunhando o nosso território com alto valor patrimonial e aproximando as diferentes gerações através da partilha de tradições e de conhecimento”.
Este prémio, com carácter bienal, é promovido pelo IEFP, e tem como principal objectivo incentivar a produção artesanal, premiando as competências e inovações que promovem a sustentabilidade e a valorização do património cultural de Portugal.