A associação de municípios da Cova da Beira está a implementar um projecto de coberturas de planos de água em piscinas municipais interiores. São 21 as estruturas abrangidas. A estimativa é de uma poupança global de 400 mil euros ao nível dos consumos.
De acordo com a associação de municípios da Cova da Beira esta intervenção está a ser efectuada ao abrigo do plano de promoção da eficiência no consumo de energia eléctrica. Com este projecto pretende-se “reduzir o consumo de gás das caldeiras e na redução de consumo da eletricidade, devido ao funcionamento dos desumidificadores”, refere o presidente do organismo, Rui Ventura.
A implementação da medida tem um custo a rondar os 506 mil euros, englobando os custos de aquisição e instalação dos equipamentos. A associação de municípios espera que o projecto origine uma poupança a rondar os 400 mil euros ao nível dos consumos e de 72 mil euros ano no que respeita à valorização económica de emissões de dióxido de carbono.
Já estão em fase de conclusão de instalação de equipamentos nos municípios de Fornos de Algodres, Penamacor, Almeida e Vilar Formoso, que podem representar uma redução anual estimada de 19 mil euros por cada autarquia.