A câmara municipal é uma das entidades que assinou uma carta de intenções, que pretende estabelecer as bases para um projecto transfronteiriço entre o Fundão, Cáceres e Salamanca. A cerimónia decorreu em Espanha e contou com a presença de vários parceiros estratégicos “consolidando um compromisso conjunto para o desenvolvimento sustentável da região de La Raya” refere a autarquia em comunicado.
O projecto conta com o apoio do Urban Economy Forum (UEF), entidade colaboradora das Nações Unidas dedicada à aceleração da implementação dos objectivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e tem como principal meta “o desenvolvimento integrado do território, promovendo a inovação, o empreendedorismo e a fixação de população nas áreas transfronteiriças”.
De acordo com o município, esta iniciativa está assente em três grandes eixos; a criação de um hub “Território Digital”, o reforço da atracção e acompanhamento empresarial e a dinamização do mercado de arrendamento habitacional.
A experiência consolidada das entidades envolvidas no sector digital e no desenvolvimento rural vai permitir “maximizar sinergias e criar novas oportunidades para a região de La Raya”. Paralelamente é dada “especial atenção à necessidade urgente de facilitar o acesso à habitação, incentivando a fixação de novos residentes e impulsionando a vitalidade económica e social do território”.
Para além do município do Fundão, são parceiros a deputação de Cáceres, o parque científico da universidade de Salamaca, a associação “Tierras Conectadas” e o Urban Economy Forum, sublinhando que “a envolvência das Nações Unidas nesta iniciativa constitui um elemento-chave para a sua concretização e confere-lhe uma maior visibilidade a nível internacional, atraindo investimentos e reforçando a importância da cooperação transfronteiriça para o desenvolvimento territorial sustentável”.