A Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) da Beira Baixa, em colaboração com a SEDES Europa, reuniu, nos dias 30 e 31 de janeiro, representantes de municípios e autarcas no Parlamento Europeu, para o seminário “A Diáspora Portuguesa na União Europeia”. O evento abordou dimensões académica, parlamentar e socioeconómica, culminando no debate de políticas públicas para os portugueses no estrangeiro e sobre a aplicação dos fundos estruturais na região da Beira Baixa.
A comitiva, integrada pela direção da SEDES e por presidentes de câmaras municipais, vereadores e técnicos de Oleiros, Castelo Branco, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, iniciou a viagem com uma visita guiada ao Parlamento Europeu, liderada por Alfredo Sousa de Jesus, vice-presidente da SEDES Europa.
Durante o seminário “A Diáspora Portuguesa na União Europeia”, foram discutidos, em diferentes dimensões, questões fundamentais para a integração dos portugueses residentes no estrangeiro. Durante o evento, temas como o voto eletrónico, os direitos cívicos e os desafios socioeconómicos foram discutidos por especialistas e eurodeputados.
No segundo dia, a delegação reuniu-se na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia para analisar a política de coesão da Beira Baixa. A discussão centrou-se na aplicação dos fundos estruturais e nas perspetivas de desenvolvimento sustentável para o período pós-2027, destacando a importância de alinhar as iniciativas regionais com as estratégias europeias para promover um crescimento económico equilibrado.
De acordo com a SEDES, a presença dos autarcas da Beira Baixa a Bruxelas “reforçou a relevância da região junto das instituições europeias, promovendo um debate estruturado sobre as políticas de coesão que moldarão o seu futuro e consolidando parcerias estratégicas para o desenvolvimento sustentável do território”.