Uma equipa de alunos da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã, conquistou um lugar na final nacional do projeto CanSat, um desafio educativo que simula uma missão espacial.
Composta por seis alunos e coordenada pelo professor Jesuíno Simões, a equipa denominada “AgroSat” é uma das 16 finalistas de todo o país e vai competir na fase final, que decorre entre 30 de abril e 4 de maio, na ilha de Santa Maria, nos Açores.
O CanSat desafia os estudantes a construir e lançar um pequeno satélite do tamanho de uma lata de refrigerante, com o objetivo de realizar uma missão científica.
O satélite desenvolvido pela AgroSat tem duas missões principais: medir a temperatura do ar e a pressão atmosférica durante a descida e transmitir os dados para a base terrestre. Além disso, o dispositivo foi projetado para captar imagens da superfície terrestre, permitindo analisar a saúde das culturas agrícolas e identificar possíveis pragas ou falhas na irrigação.
Os jovens cientistas da Covilhã – Constança Quaresma, Francisco Gasalho, Inês Figueiró, Lua Afonso, Afonso Catarino e Martim Fernandes – preparam-se agora para representar a região na final nacional do CanSat.