A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das parceiras do projeto europeu InterPED, que visa a regeneração de territórios intermédios em pequenos e médios municípios, com foco na transição energética e criação de Distritos de Energia Positiva (PEDs). A docente Andreia Garcia, do departamento de engenharia civil e arquitetura, lidera a equipa nacional do projeto.
O InterPED, que envolve um consórcio internacional, procura implementar estratégias de regeneração urbana e territorial em territórios intermédios, oferecendo soluções adaptadas a cada contexto específico. O objetivo principal é desenvolver cidades mais inteligentes e neutras em carbono até 2030, por meio da criação de 100 “Distritos de Energia Positiva” em toda a Europa.
A metodologia adotada pelo projeto baseia-se na cocriação, envolvendo conhecimentos formais e informais dos participantes, incluindo investigadores, profissionais locais e cidadãos.
O processo engloba workshops presenciais e online, visitas aos locais e uma plataforma digital colaborativa, onde serão discutidas soluções práticas para os desafios da transição energética. O projeto conta com a parceria dos Municípios do Fundão e de Manteigas, que vão contribuir para o desenvolvimento de soluções adaptadas às suas realidades locais.
O InterPED visa promover uma regeneração sustentável, abordando as dimensões energética, política e social, e criando soluções replicáveis para outros territórios.
O financiamento do projeto, no valor total de 831 mil euros, é cofinanciado pela União Europeia, sendo que a UBI recebe uma verba de 117 mil euros para o desenvolvimento das suas atividades no âmbito do projeto. O prazo de execução é até fevereiro de 2028, com o objetivo de promover transformações sistémicas nas cidades de toda a Europa, promovendo a transição energética de forma justa e eficaz.