Foi por tão pouco, mas depois de uma época de extrema qualidade a equipa do Guarda FC acaba por descer na última gota de suor. Já o Benfica Castelo Branco fez a sua parte este domingo ao vencer o Sertanense e conseguiu a tão desejada manutenção. O Manteigas e o Paços da Serra descem à II Divisão Distrital da Guarda.
O Benfica Castelo Branco conseguiu ficar a depender só de si para esta jornada e foi exatamente isso que fez, vencendo o Sertanense no derby por 1-0. Uma vitória difícil, mas que permite aos albicastrenses continuar nas provas nacionais por mais uma temporada. Desceu o Pombal, que perdeu em casa com o Marinhense este domingo nessa decisiva luta a dois pela derradeira vaga.
Já o Guarda FC foi “derrotado” na última oportunidade. Precisava de vencer o Régua também, algo que não conseguiu. Esteve a vencer, mas permitiu o empate a uma bola que se manteve até final. Além disso, também precisavam que o Machico perdesse em casa com o líder Leça, algo que não aconteceu. Empataram 1-1 e portanto, a equipa da Guarda desce ao distrital na próxima temporada. Isto traz também más notícias a duas equipas do distrito. AD Manteigas e Paços da Serra estavam a disputar o penúltimo lugar que daria manutenção em caso de permanência do Guarda FC nos nacionais. Gorada essa hipótese, ambas vão mesmo descer de escalão distrital em 2025/2026.