Como contrapartida pelo envolvimento e esforço da reciclagem, no âmbito da campanha Quartel Electrão, as seis associações humanitárias de bombeiros do distrito de Castelo Branco que participaram vão receber 2.915 euros em prémios face às quantidades recolhidas.
Por cada tonelada recolhida, as associações recebem uma compensação financeira de 75 euros. Em 2022 foi ainda criado um incentivo financeiro para premiar as associações que recolheram mais de 30, 45 e 60 toneladas.
Mas há outros prémios. O principal é um carro novo de combate a incêndios. Há ainda prémios regionais, prémios para as associações que recolhem mais pilhas e lâmpadas e um prémio para o novo quartel aderente que mais se destaca nas recolhas.
Cernache do Bonjardim, Covilhã, Fundão, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão foram as corporações que aderiram à campanha tendo no total recolhido 38 860 quilos de equipamentos elétricos usados, que foram enviados para reciclagem.
A AHBV da Sertã foi a que mais recolheu (15 220 quilos) e recebeu 1.142 euros. Cernache do Bonjardim recebeu 813 euros, Vila de Rei 525 euros, Fundão 266 euros, Vila Velha de Ródão 110 euros e Covilhã com 60 euros.
Na sétima edição do Quartel Electrão, que decorreu de janeiro a novembro de 2022 e que teve como parceiro a Liga dos Bombeiros Portugueses, foram reunidas, mais concretamente, oito toneladas de pilhas, 39 toneladas de lâmpadas e 2.247 toneladas de equipamentos elétricos usados. Este ano o Electrão atribui às associações o maior valor de sempre em prémios e contrapartidas financeiras pelas quantidades recolhidas: 260 mil euros.
Há mais de uma década que a campanha Quartel Electrão envolve os bombeiros nesta missão. Desde 2011 a campanha já permitiu recolher de mais de 11 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.
A oitava edição do Quartel Electrão já arrancou, em janeiro de 2023, e vai terminar a 30 de novembro. As associações humanitárias de todo o país terão oportunidade de continuar o trabalho de apoio à comunidade e proteção do ambiente habilitando-se, ao mesmo tempo, a ganhar prémios.
No site www.ondereciclar.pt é possível localizar o quartel aderente mais próximo para entregar pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.