A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira e a Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) celebraram um protocolo de cooperação no âmbito da hospitalização domiciliária.
O documento, formalizado no passado dia 4 de junho, pelo presidente do Conselho de Administração da ULS Cova da Beira e pelo provedor da Misericórdia fundanense, tem como objetivo “reforçar a articulação entre as duas instituições na prestação de cuidados de saúde no domicílio aos utentes desta instituição fundanense.” Refere, em comunicado, a Unidade Local de Saúde.
O protocolo define as regras e os procedimentos para a admissão e a referenciação dos utentes da SCMF à equipa do Centro de Responsabilidade Integrada da Hospitalização Domiciliária (CRI-HD) da ULS Cova da Beira. O protocolo estabelece ainda critérios clínicos e operacionais que garantem a adequada integração dos doentes no regime de hospitalização domiciliária, promovendo uma resposta célere, eficiente e centrada nas necessidades da pessoa.
A ULS Cova da Beira acrescenta ainda que o documento também regula a partilha de responsabilidades, os deveres de cada uma das partes, os mecanismos de comunicação institucional e os procedimentos de avaliação contínua da cooperação, tendo como propósito a melhoria contínua da qualidade e da humanização dos cuidados prestados.