O Dia do Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, este ano, decorre em Proença-a-Nova. Este domingo, a partir das 16:00h, realiza-se a primeira das três grandes atividades previstas no programa comemorativo da data, um concerto da Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana, nos edifício da Câmara Municipal daquele concelho.
Integrado no Dia do Comando Territorial de Castelo Branco, a Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana efetua um concerto em Proença-a-Nova.
Este domingo, dia 19 de março, às 16h00, no edifício dos Paços do Concelho, a Orquestra de Câmara da GNR assinala este dia da unidade.
A entrada é livre, mas os bilhetes devem ser levantados na biblioteca Municipal de Proença-a-Nova.
Sobre a Orquestra de Câmara da GNR
“Na história da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana registam-se várias tentativas de inserir paralelamente violinos na sua formação com vista à criação de uma orquestra. É, no entanto, sob a chefia do maestro Tenente-Coronel Jacinto Montezo (chefia 1995-1998 e 2001-2008) que ingressam em 2008 os primeiros três violinos, que em conjunto com os instrumentos de corda já existentes nos quadros da Banda possibilitou a formação de um Quarteto de Cordas. Em 2009 e 2010 sob a chefia do maestro Major João Cerqueira ingressam novos violinos/violas pelo que o Quarteto de Cordas passa a constituir-se como Orquestra de Câmara.
Desde a sua criação a Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana já se apresentou em diversas salas entre as quais o Teatro Nacional de S. Carlos, Palácio Nacional da Ajuda, Palácio Foz, Academia das Ciências, Assembleia da República, Casa da Criatividade – S. João da Madeira, Teatro Virgínia – Torres Novas, Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima, Teatro Curvo Semedo – Montemor-o-Novo.”