Cerca de 80 estudantes do ensino secundário estiveram envolvidos na primeira edição da academia júnior “Steam” da universidade da Beira Interior. A iniciativa teve como principal objectivo proporcionar aos alunos um melhor conhecimento das áreas das ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática e que envolveu jovens dos distritos de Castelo Branco e da Guarda.
As actividades tiveram início no passado mês de Outubro e contemplaram a realização de palestras, aulas abertas e grupos de investigação da UBI, tendo como principais objectivos aumentar o conhecimento científico e de como funciona o ensino superior, e o número candidatos para as “Steam”.
Esta academia está inserida no plano de recuperação e resiliência ao abrigo do programa “Impulso Jovem Steam” com o intuito de “promover e apoiar iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens nas áreas das ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática através da oferta de licenciaturas e outras formações iniciais de âmbito superior” refere a UBI em comunicado.
Nesta primeira edição, a academia contou com estudantes oriundos de 14 escolas, dos concelhos de Almeida, Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel e Seia. De acordo com a organização a iniciativa vai ter continuidade no próximo ano lectivo, com novos projectos e uma maior interação entre as escolas da região e os departamentos da universidade da Beira Interior.