A Galeria António Lopes, na Covilhã, tem patente até dia 2 de junho, a exposição “No Meio do Caminho”. Um conjunto de 27 fotografias a preto e branco que mostra o olhar do lisboeta António Pereira Ramos sobre o território da serra da Estrela.
De acordo com o autor da mostra, a serra da Estrela foi-lhe apresentada há “alguns anos” por um amigo. Já a tinha visitado antes e foi voltando depois, várias vezes, em diferentes momentos e circunstâncias. Regressou em 2021, percorrendo caminhos já conhecidos e revisitando lugares que, “sendo os mesmos, quase nunca são iguais”.
É desse regresso que nasce a exposição “No meio do caminho”, com quase três dezenas de fotografias feitas naquele período. Mais do que paisagem, as fotografias são apontamentos “mais ou menos imperfeitos” de uma paisagem.
Montes, pedras, estradas, percursos ou pontos de fuga fazem parte da mostra, que já fez parte da 10ª edição do Festival Internacional de Fotografia de Avintes.
António Pereira Ramos é natural de Vila Nova de Gaia e atualmente vive em Lisboa. Fez o curso de formação em fotografia do Instituto Português de Fotografia, onde chegou a ser professor. Expões desde 1984, tendo participado em projetos coletivos e individuais, e é autor de dois livros e do blog “Fotografias, apenas”.
Na Galeria António Lopes, a exposição “No meio do caminho” pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas, com entrada gratuita.