A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e a Universidade da Beira Interior (UBI) inauguraram, no passado dia 20 de fevereiro, um novo espaço de apoio social destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade. A “Loja Social” permite que alunos referenciados pelos Serviços de Ação Social (SASUBI) tenham acesso gratuito a bens essenciais.
De acordo com a associação, esta nova resposta “nasce da preocupação” da AAUBI e da própria universidade “em garantir que todos os estudantes possam dispor das condições necessárias para um percurso académico digno, independentemente da sua situação económica”.
O espaço é destinado a alunos referenciados pelos Serviços de Ação Social da UBI, que vão poder ter acesso gratuito a vestuário e outros bens essenciais. A identificação dos beneficiários é realizada através de um sistema de código anónimo, de forma a “garantir a privacidade e dignidade dos estudantes”.
A Loja Solidária vai funcionar com o apoio do Banco de Voluntários da UBI, com horários fixos ao longo da semana, para os estudantes acederem de forma regular e organizada aos bens.
A criação deste espaço reflete, de acordo com a AAUBI, “o compromisso da Associação com os valores de apoio mútuo e responsabilidade social”.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do reitor da UBI, Mário Raposo, do presidente da Associação Académica, João Nunes e representantes de ambas as instituições.