No sentido de querer aprofundar o desenvolvimento de metodologias de não classificação e de classificação, nos escalões de formação desportiva e de índole pedagógica, a Associação de Futebol de Castelo Branco propõe-se a iniciar, durante a época 2023-24, um projecto piloto sobre os Métodos Pedagógicos.
A apresentação do tema decorreu esta terça-feira em Leiria, e foi feita pelo director técnico da AFCB, Francisco Pires ( na foto). A ideia surgiu após a realização durante a temporada passada de um seminário internacional, que teve como lema “Como Conciliar a Competição com a Formação”, e que juntou as Associações de Futebol de Castelo Branco, Leiria, Guarda, Porto e Lisboa, Federações de Futebol, Ténis de Mesa e Patinagem, Município de Leiria, Instituto Politécnico de Leiria, Plano Nacional de Ética no Desporto e IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.).
De acordo com os responsáveis, o objectivo do projecto “passa por valorizar ainda mais a dimensão formativa dos atletas, promover uma atitude mais positiva dos encarregados de educação e enquadrar, de forma positiva, a dimensão competitiva, os quadros competitivos e o modo de classificação”, pode ler-se na missiva enviada à RCB. Manuel Candeias, presidente da AF Castelo Branco, também marcou presença no evento