O espetáculo Aguarda Referendo, da companhia artística Camisola Preta, no dia 24 de janeiro de 2026, às 21h30, sobe ao palco do Teatro Municipal da Covilhã (TMC).
Estreado em outubro de 2025 n’A Moagem (Fundão), “Aguarda Referendo” é uma produção co-financiada pela Direção Geral das Artes (DGARTES), no âmbito do programa Arte pela Democracia e pode ser visto no dia 24 do corrente mês, a partir das 21h30, no Teatro Municipal da Covilhã.
Sinopse
Quanto vale uma democracia? Qual é o nosso papel neste sistema? O meu voto conta tanto como o dos outros? Qual o impacto da abstenção?
Aguarda Referendo é um concerto participativo dirigido por João Figueira, que convida o público a votar e a decidir o rumo de cada apresentação. Inspirado nos princípios do 25 de Abril de 1974, o projeto só ganha sentido com a participação ativa da plateia, explorando dois pilares essenciais da democracia: a discussão pública e o direito de escolha.
Com um formato próximo de um jogo, o espetáculo parte sempre do mesmo ponto de origem, mas abre caminhos e perspetivas diferentes em função das escolhas do público. Cada concerto é único, se o público assim decidir.
Ao invés de abordar a política pelas vias tradicionais, Aguarda Referendo cria um diálogo vivo com quem assiste, transformando cada concerto num espaço de participação ativa, onde público e intérpretes moldam juntos a experiência. É um jogo coletivo, imprevisível e estimulante — e merece ser jogado.













